sinais autismo em bebês

Sinais de Autismo em Bebês

Meu bebê tem autismo? 

O primeiro ano da vida de uma criança é normalmente uma celebração diária ou semanal ininterrupta de “primeiros” – primeiro sorriso, primeiro engatinhar, primeiros passos, primeiras palavras papinhas. Mas e se o seu bebê não estiver alcançando esses marcos? Cada criança é diferente e cumpre esses marcos em momentos diferentes; portanto, quando os pais devem começar a se perguntar se algo está acontecendo?

Sinais comportamentais em bebês entre 6 e 12 meses podem prever TEA

Um estudo canadense de 2005 publicado no  International Journal of Developmental Neuroscience,  com mais de 200 participantes, foi o primeiro a identificar sinais comportamentais específicos em bebês de até 12 meses que podem prever, com precisão notável, se uma criança desenvolverá autismo.

Atualmente, o autismo é um dos distúrbios mais comuns entre as crianças. No entanto o seu diagnóstico é muito difícil, principalmente quando estamos falando de bebês. Existem escalas de Autismo para Crianças que tem ajudado os profissionais neste processo de respostas para o fechamento do diagnóstico do autismo. Mas mesmo com estas escalas, o mais importante neste momento é a observação dos pais.

Faça um diário e anote tudo o que te parece incomum e leve seus questionamentos para o pediatra. Não caia na história de que cada criança tem seu tempo. Sim, de certa forma tem, mas existem marcos do desenvolvimento que precisam ser observados sempre.

Quanto mais cedo o diagnóstico do autismo, melhores são os resultados das intervenções.

Sinais autismo em bebês

A maioria destes são sinais que apareceriam entre o intervalo de 6 meses a 1 ano. Antes disso, muitos deles podem não aparecer. Também é importante saber que qualquer uma dessas características por si só não é um diagnóstico. Se o seu filho mostrar várias dessas características durante o período de 6 meses, é sempre bom consultar um médico para avaliação. 

  1. Sem sorriso social
    Normalmente, um bebê retribui um sorriso reflexivo se você sorrir para ele. Como teste, você pode tentar olhar para seu bebê com um rosto neutro e depois abrir um sorriso largo que você mantém por alguns segundos. Você pode tentar três ou quatro vezes. Um bebê em desenvolvimento típico deve sorrir de volta quase sempre, se não sempre.
  2. Falta de contato visual
    A maioria dos bebês nasce com um interesse inato no rosto humano, principalmente nos pais e na família. Se o seu bebê não te segue com o olhar ou não tem muito interesse em seguir você com os olhos, certifique-se de que ele não tem nenhum tipo de problema visual.
  3. Não responder ao nome deles
    A maioria dos bebês, até o 9 mês de vida, responderá ao nome quando você o disser.
  4. Nenhuma antecipação social
    Crianças típicas vão levantar os braços em antecipação de serem apanhadas ou começar a rir (ou chorar) em antecipação a jogos como o Vem com a Mamãe ou o “Achou”. Se seu filho parece não estar aprendendo com essas formas tradicionais de jogo por 6 a 9 meses, vale a pena investigar.
  5. Rastreamento visual inadequado
    Pegue um brinquedo colorido e siga-o lentamente para frente e para trás na frente do bebê. Seu filho segue com facilidade um brinquedo colorido com os olhos? Ou eles parecem perder o interesse ou se soltar rapidamente?
  6. Falta de tagarelice social
    Normalmente, os bebês adoram praticar tagarelice no caminho das primeiras palavras. Os bebês com autismo podem não ter ruídos verbais, demoram a verbalizar ou de repente param de verbalizar após um ponto.
  7. Fixação em objetos incomuns
    Os bebês mais velhos que mais tarde são diagnosticados com TEA desenvolvem fixações em objetos incomuns, como ventiladores, peças de brinquedos (mas não o brinquedo), padrões de piso ou teto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: