aluno com autismo

Os Primeiros Dias de Aula de Uma Criança Autista

O começo das aulas é sempre um ponto que nos deixa bem apreensivas como mães. Os primeiros dias de aula uma criança autista nos fazem ficar mais atentos ainda. Será que meu filho com autismo vai se adaptar na escola?

Na semana passada começaram as aulas do meu pequeno. Como ele está indo para o primeiro ano do ensino fundamental, fiquei com um pouco de receio de como seria (e será) essa adaptação dele.

Nos anos anteriores geralmente levavam muitos dias para ele entrar tranquilo na sala. Muito choro, gritos, resistência em ficar… algumas foram as vezes que ele simplesmente se agarrava em mim e não me soltava… outras ele saia correndo querendo ir embora.

Querida Escola Tenha Paciência na Adaptação do Meu Filho

Neste ano no entanto, tudo tem sido muito tranquilo. Ele está se mostrando muito independente. Me dá um aceno de tchau, um beijo e vai.

Acredito que esse comportamento se deve ao fato de que ele está na mesma escola há três anos. Já sabia onde seria a sala dele. Conhecia a futura professora e muitos dos amigos continuam os mesmos. O campo em que ele está pisando é confiável.

Para a criança com TEA – Transtorno do Espectro Autista é fundamental se sentir segura no ambiente. Por isso, é bom que a criança faça visitas a escola para ir se adaptando. É bom respeitar também o tempo de adaptação da criança com autismo. Se ela não conseguir ficar muito tempo na escola nos primeiros dias, os pais e a escola podem ir fazendo uma adaptação contínua. Se ela fica nervosa ao entrar junto com todo mundo, pode entrar antes. Se o barulho do sinal a deixa nervosa, converse para que ela entre alguns minutos depois.

Um fator que ajuda muito os alunos autistas é a interação entre os pais e a escola. Os pais conhecem bem seus filhos e podem passar dicas de como lidar com a criança em determinadas situações.

A relação entre pais e escola para o sucesso da adaptação da criança com autismo

Achei bem legal que a professora do meu filho, uma semana depois de começar as aulas veio me perguntar se ele não gostava de barulho. Ela percebeu que os sons altos deixam ele um pouco desregulado e nervoso. Aproveitei a conversa para contar mais sobre o comportamento dele que podem vir a aparecer em determinados momentos.

23 sintomas de Autismo em Crianças

Muitas crianças com autismo tem dificuldade na parte da socialização com os outros coleguinhas. É bom frisar isso para a professora ou tutora da criança. O fato da criança sentir dificuldade não significa que ela não queira brincar com os outros alunos. Cabe ao adulto fazer essa mediação de socialização.

A fase em que meu pequeno está entrando, na alfabetização, podem trazer também muita ansiedade. Muitos assuntos novos e uma carga de matérias bem diferentes da educação infantil. Essa adaptação a um novo ritmo também precisa estar no radar dos pais e da escola para ver se a criança vai conseguir lidar bem com toda a novidade.

autismo e adaptação escolar

Cabe a nós pais dar todo suporte de segurança e incentivo para que nossos pequenos consigam aproveitar ao máximo esses momentos na escola. E ajudar eles a expressarem o que estão achando ou sentindo dessa nova fase.

Como foi o primeiro dia de aula dos filhos de vocês? Muita ansiedade?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: