Banda de Rock Lança Música Sobre Autismo no Youtube

Banda de Rock Lança Música Sobre Autismo. Uma das músicas mais populares do Lyria, “The Rain”, acaba de ganhar um clipe. Certamente inspirada na história de um fã australiano, diagnosticado no espectro do autismo, a canção fala sobre superação e sobre amor. Antes de tudo temos que falar que o clipe foi gravado na Casa Santa Ignez, no Rio, e mostra uma série de “easter eggs” relativos ao transtorno, como uma forma de chamar a atenção para a causa.

Ao final do texto leia a letra da canção, em ingês e traduzida.

“Gostamos de falar sobre temas emocionais, que merecem atenção e que causam identificação com os ouvintes. Certamente ‘The Rain’ é uma das músicas mais queridas do público e fala sobre autismo, sensações, vida e superação”, revela Aline Happ, vocalista do Lyria.

A canção foi inspirada em um poema escrito por Warren Mayocchi. De acordo com a wikipédia ele pode ser encontrado no livro “Human: Finding Myself in the Autism Spectrum”. Certamente o fã se encontra no espectro do autismo e a canção retrata a superação dos obstáculos enfrentados por sua condição. Como resultado a música aborda a sensação de isolamento, a dificuldade em se abrir e como o amor pode se tornar uma fonte de segurança e de confiança em si próprio.

Já Conhece os Sinais de Autismo em Adultos?

Banda de Rock Lança Música Sobre Autismo – O Vídeo

O vídeo para “The Rain” é repleto de simbolismos. Antes de tudo temos que começar pelo figurino, os vestidos na cor azul e as capas nas cores azul e vermelho arroxeado remetem à luta pela causa. Acima de tudo a própria capa pode ser entendida como um véu que esconde a pessoa e que traz uma sensação de proteção. Além disso a chuva caindo remete a uma experiência sensorial única e ao sentimento de liberdade.

Banda de Rock Lança Música Sobre Autismo

Ao retirar o capuz e curtir a chuva, é possível ver a entrega às novas sensações. De acordo com especialistas a passagem pela porta mostra a transição entre a infância e a idade adulta. Além disso nota-se as pernas da criança posicionadas, de forma bem característica, em W. Além disso o quebra-cabeça remete à preferência dos autistas por jogos individuais e lógicos, além de ser um dos símbolos do autismo.

O clipe também mostra o encontro da protagonista com sua versão na infância. Como resultado traz um contraponto entre a fascinação infantil e a realidade da vida adulta, entre a liberdade em estar sozinho e o conforto de aprender a se relacionar. Certamente a falta de contato visual da criança com o espectador muda quando a criança se torna adulta, superando algumas barreiras para olhar nos olhos de quem a assiste. Enfim, o adulto se reconecta com a criança de forma a relembrar a sua verdadeira essência, e agora, trazendo o aprendizado de não ter mais que esconder seu verdadeiro eu e nem de tornar-se recluso.

Banda de Rock Lança Música Sobre Autismo – Composição

A música “The Rain” foi composta pelo Lyria, enquanto a letra é uma parceria de Aline e Patrick Happ. De acordo com os créditos a Aline mais jovem do vídeo é a atriz Laura Naylor, a maquiagem feita por Aline Happ, que também participou no figurino, junto de Regina Sampaio e o vídeo é de Vinicius Hozara (CS Music Videos).

Leia também: Autismo Não Tem Cara

Banda de Rock Lança Música Sobre Autismo: Letra Em Inglês

The Rain
It’s kind of strange
Being here again
It could be the same
But I have changed

Is freedom, isolation?
Does surviving mean hiding?
I’ve crossed the mist
I’ve left all behind

I remember the rain
I remember the ground
My fears are washed away
I feel safe and sound

I’ve discovered the rainbow
I’ve discovered your smile
My fears are washed away
I feel safe and sound

From far away
The sun goes down
Darkness fills the place
But I am not afraid

I was stuck in my own mind
But tired of being numb
I’ve cut the veil
I’ve left all behind

Banda de Rock Lança Música Sobre Autismo: Letra Traduzida Em Português

A Chuva
É meio estranho
Estar aqui novamente
Poderia ser o mesmo
Mas eu mudei

É o isolamento, liberdade?
Sobreviver significa esconder?
Eu cruzei a névoa
Deixei tudo para trás

Eu me lembro da chuva
Eu lembro do chão
Meus medos são lavados
Me sinto são e salvo

De muito longe
O Sol se põe
A escuridão preenche o lugar
Mas eu não tenho medo

Eu estava preso em minha mente
Mas cansado de estar entorpecido
Eu cortei o véu
Deixei tudo para trás

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: