pais de autista

A Exaustão Que Atinge Pais de Criança Autista

Ser pai e mãe de uma criança autista já é por vezes cansativo. São muitas demandas que uma criança exige de quem cuida dela.

E quando a criança apresenta alguma necessidade especial, como no caso das crianças com autismo, é bem comum ver pais e mães exaustos.

A rotina não é fácil. São diversas terapias na semana. Acima de tudo são horas de fono, psicólogo, terapia ocupacional, musicoterapia, consultas com médicos e sem falar o tempo que uma criança com necessidades especiais precisa de estimulação no convício familiar.

Criança Autista – Atinge Toda a Famíla

O autismo não atinge apenas o autista. Ele se estende para todos aqueles que cuidam da criança.

Pais e mães se envolvem sem medir esforços para garantir o progresso e bem estar de seus filhos. Certamente nessa luta correm atrás de dinheiro para pagar tantas terapias e o que vem agregado com elas (transporte, lanche), vão em busca de novas possibilidades de tratamentos, estão sempre estudando para melhorar na prática a relação do seu filho com o mundo. Quem cuida do autista geralmente não descansa de verdade.

9 Sinais de Autismo em Crianças

Não é raro ver pais respirando nas salas de espera das terapias enquanto os filhos estão nas sessões. Pais que aproveitam o momento da terapia da criança autista para ir fazer algo que não deu tempo de fazer. Pois sair com uma criança autista, não é tão simples como possa parecer. Pais e mães que muitas vezes não tem uma rede de apoio para levar essa correia com mais calma são alvos fáceis do estresse.

E por vezes o pai e a mãe que fazem de tudo para cuidar bem do filho, acabam não cuidando o mínimo possível de si mesmos. E vão se sentindo cansados. Vão adoecendo do corpo e principalmente da cabeça.

Acho que todos os pais de crianças com necessidades especiais deveriam ter no mínimo um amparo psicológico para conseguir seguir firme no caminho. Certamente ter uma rede de apoio que mostre caminhos para tornar a rotina tão puxada um pouco mais tranquila.

Cuidar da saúde de quem cuida é fundamental para que no final, todos fiquem bem!

Leia mais no nosso outro site: Mágicas de Mãe. Texto: Ele Não Parece Autista.

1 comentário em “A Exaustão Que Atinge Pais de Criança Autista”

  1. Ana Fontes

    Complicado , aceitar ,compreender e lidar com o autismo numa criança , seja filho ou “simplesmente “ aluno . Pior ainda , se é um autismo caracterizado por disfuncionalidades de vária ordem e reações de agressividade para consigo próprio ou direcionada aos outros … É absolutamente redutor no que respeita à vida familiar ,escolar e social . O desgaste é atroz ,para as famílias ,especialmente . Profissionalmente, ao longo de largos anos ,acompanhei alguns destes casos . Foi um desafio ,uma aprendizagem, luta ,parceria , empenho …. Mas também foi dor ,frustração , muito amor e algumas alegrias . Tudo junto ,foi um percurso e tanto !!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: